Notícias
Notícias Técnicas
As matérias aqui apresentadas são retiradas da fonte informada na notícia, cabendo à ela o crédito pela mesma.
-
Dia do contador: Profissão chega a um novo patamar
O contador está conectado ao que acontece no mundo dos negócios e assumiu o papel de gestor de informações.
-
Receita detalha ICMS do comércio eletrônico
Em 2019, caberá ao Estado de origem apenas a parcela do ICMS calculada com base na alíquota interestadual.
-
CCJ aprova projeto que reduz para cinco anos prazo para empresa ficar inativa
Como é de origem do Senado, o projeto poderá seguir para a sanção presidencial, caso não haja recurso de 51 deputados ou mais para que ele seja votado pelo plenário da Câmara.
-
Cabe ao funcionário provar que foi coagido a assinar a própria demissão
Em análise aos autos, a turma constatou que a única prova da coação ao reclamante era seu próprio depoimento pessoal.
-
Prorrogação de jornada e implantação de banco de horas em condições insalubres exigem autorização prévia do MTE
Nesse caso, a prorrogação de jornada só poderia ser realizada com prévia licença do Ministério do Trabalho e Emprego, nos termos do artigo 60 da CLT, o que não ocorreu.
-
DCTF – Prazo de entrega - Procedimentos para informações das CSRF (PIS/Cofins/CSLL retidos na fonte)
Lembramos que, conforme previsto do ADE Codac 36/2014, foi disponibilizada, no site da Receita Federal do Brasil (RFB), a nova tabela de códigos a ser utilizada na Declaração de Débitos e Créditos Tributários Federais (DCTF)
-
Entenda a distribuição de lucros e o pró-labore no Simples Nacional
A isenção, porém, não se estende ao pró-labore, a serviços prestados e a aluguéis.
-
Dúvidas Frequentes em Relação ao Preenchimento da ECF
Nota Técnica da Escrituração Contábil Fiscal (ECF) 001, de 18 de setembro de 2015.
-
Reforma do PIS e da Cofins pode ser antecipada, diz Levy
Ministro da Fazenda acredita que governo aumente a arrecadação em R$ 50 bilhões com a mudança
-
Contabilidade tributária: tudo o que você precisa saber
Essa informação é fornecida através da Contabilidade Tributária, também conhecida como Contabilidade Fiscal.
Links Úteis
Indicadores de inflação
| 10/2025 | 11/2025 | 12/2025 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | -0,03% | 0,01% | 0,10% |
| IGP-M | -0,36% | 0,27% | -0,01% |
| INCC-DI | 0,30% | 0,27% | 0,21% |
| INPC (IBGE) | 0,03% | 0,03% | 0,21% |
| IPC (FIPE) | 0,27% | 0,20% | 0,32% |
| IPC (FGV) | 0,14% | 0,28% | 0,28% |
| IPCA (IBGE) | 0,09% | 0,18% | 0,33% |
| IPCA-E (IBGE) | 0,18% | 0,20% | 0,25% |
| IVAR (FGV) | 0,57% | 0,37% | 0,51% |
Indicadores diários
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.3682 | 5.3712 |
| Euro/Real Brasileiro | 6.21891 | 6.23441 |
| Atualizado em: 16/01/2026 15:44 | ||