Notícias
Marketing B2B ganha força e novas referências no Brasil
Especialistas analisam tendências, desafios e a evolução das estratégias entre empresas no país
O marketing B2B vive um momento de virada no Brasil. Em um cenário marcado por ciclos de vendas longos, tomada de decisão complexa e menor disponibilidade de bibliografia local, empresas têm buscado caminhos mais estratégicos e mais, colaborativos para profissionalizar suas práticas. A publicação “Jornada Marketing B2B”, lançada recentemente em São Paulo, surge como um marco dessa evolução ao reunir mais de 20 especialistas de segmentos como tecnologia, energia, educação e seguros.
Com curadoria de Simone Justinio, diretora de Marketing da Delfia, a obra busca suprir uma lacuna do mercado: a escassez de bibliografia nacional voltada ao B2B a partir de realidades brasileiras. “Acreditamos no poder do marketing B2B para transformar negócios e marcas, especialmente em segmentos que por muito tempo atuaram nos bastidores”, afirma Simone.
A Delfia também patrocina o projeto e reforça, com isso, sua aposta em inovação e maturidade digital no ecossistema corporativo. Ainda, a publicação aponta caminhos para empresas que buscam se adaptar às complexas jornadas de compra entre empresas, cenários nos quais decisões envolvem múltiplos stakeholders, ciclos longos e uso de canais digitais.
Especialistas internacionais reforçam essa urgência. A consultoria Gartner estima que, até 2025, cerca de 80% das interações de vendas entre empresas e clientes B2B vão ocorrer em canais digitais, refletindo a transformação do relacionamento corporativo para ambientes online. O livro aborda temas que ganharam protagonismo nas estratégias das empresas, como ABM, uso de inteligência artificial, storytelling, conteúdo focado em geração de demanda e a ascensão do branding no B2B, que antes era visto como secundário e hoje, crucial para diferenciação em mercados competitivos.
O B2B brasileiro realmente vive uma fase de profissionalização acelerada. Um exemplo é a estratégia desenvolvida pela Cadastra, empresa de serviços de tecnologia, comunicação e dados, para o Compra Agora durante a campanha de ‘Black Ofertas’, que multiplicou os cliques em 12 vezes com aumento superior a 1.100% em comparação ao ano anterior, demonstrando a força de uma abordagem alinhada às necessidades reais do varejo.
“Criamos uma estratégia para ampliar o alcance e a performance do marketplace, considerando todos os canais e pontos de contato da jornada de seus usuários. Com tomadas de decisão baseada em dados, temos fortalecido a presença da marca e construído um vínculo mais duradouro com o seu público”, pontua Adriana Campos, COO da Cadastra e CEO da Adtail.
Em um Brasil onde o marketing B2B ainda luta por maturidade e referências, “iniciativas como “Jornada Marketing B2B” ajudam a estabelecer bases mais sólidas para que o setor avance em maturidade com dados, protagonistas do mercado e cases que inspiram a próxima geração de estratégias corporativas” conclui Simone Justinio, da Delfia.
Links Úteis
Indicadores de inflação
| 09/2025 | 10/2025 | 11/2025 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | 0,36% | -0,03% | 0,01% |
| IGP-M | 0,42% | -0,36% | 0,27% |
| INCC-DI | 0,17% | 0,30% | 0,27% |
| INPC (IBGE) | 0,52% | 0,03% | 0,03% |
| IPC (FIPE) | 0,65% | 0,27% | 0,20% |
| IPC (FGV) | 0,65% | 0,14% | 0,28% |
| IPCA (IBGE) | 0,48% | 0,09% | 0,18% |
| IPCA-E (IBGE) | 0,48% | 0,18% | 0,20% |
| IVAR (FGV) | 0,30% | 0,57% | 0,37% |
Indicadores diários
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.5194 | 5.5224 |
| Euro/Real Brasileiro | 6.50195 | 6.51891 |
| Atualizado em: 24/12/2025 00:19 | ||