Notícias
Desenvolver inteligência emocional ajuda a lidar com pressão no trabalho
Saúde mental dos colaboradores deve estar entre as prioridades das organizações
Especializada em gestão de serviços de saúde para empresas, a AsQ promoveu um bate-papo com Cris Faria, presidente da seção de Florianópolis da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH), e Brenda Giuriolo, administradora que trabalha como executive coach e com gestão de performance no Brasil e em Portugal. O AsQ Talks, que teve também a participação do CEO da empresa, André Machado, destacou a importância do ambiente saudável para o aumento da produtividade.
“Vivemos em tempos de muita pressa. Tudo precisa ‘ser para ontem’ e as entregas, perfeitas. Nós mesmos nos cobramos muito”, diz Machado. O resultado, acrescenta, é visível em pesquisas como a realizada pela International Stress Management Association (Isma-BR), que indicou que um em cada três brasileiros em idade ativa sofre com o chamado Burnout (síndrome de esgotamento profissional). “A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o burnout como doença ocupacional em 2019, o que acendeu o alerta nas empresas para questões como o excesso de pressão e metas inalcançáveis”, diz Brenda. As empresas possuem papel essencial no combate ao problema e precisam ouvir as pessoas, identificar fatores causadores de stress e criar programas de saúde que foquem em resolver tal situação.
Na busca por soluções, a empresa pode apoiar os colaboradores no desenvolvimento da “inteligência emocional” necessária para lidar melhor com a pressão. Cris Faria diz que as pessoas precisam saber identificar “gatilhos” causadores de tensão e encontrar a melhor atitude para encarar cada situação. “As pessoas criam senso de urgência e muitas vezes terceirizam a solução, esperando que outros as motivem. Mas a motivação é interna. A responsabilidade da organização é olhar para o bem-estar do colaborador, pois pessoas felizes trabalham mais e melhor. É necessário proporcionar ambiente de pertencimento para que as pessoas se engajem mais, trabalhem em clima agradável, produzam mais e voltem para casa tranquilas”, diz Cris Faria.
Machado destacou a importância do debate, transmitido ao vivo, como oportunidade para trocar experiências e construir modelos mais eficientes de apoio à saúde nas empresas, em conjunto com a própria empresa. “A saúde mental precisa ser debatida e é essencial que as organizações estejam atentas ao autocuidado e ao estímulo de hábitos saudáveis”.
Links Úteis
Indicadores de inflação
| 08/2025 | 09/2025 | 10/2025 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | 0,20% | 0,36% | -0,03% |
| IGP-M | 0,36% | 0,42% | -0,36% |
| INCC-DI | 0,52% | 0,17% | 0,30% |
| INPC (IBGE) | -0,21% | 0,52% | |
| IPC (FIPE) | 0,04% | 0,65% | |
| IPC (FGV) | -0,44% | 0,65% | 0,14% |
| IPCA (IBGE) | -0,11% | 0,48% | |
| IPCA-E (IBGE) | -0,14% | 0,48% | 0,18% |
| IVAR (FGV) | 0,28% | 0,30% | 0,57% |
Indicadores diários
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.3309 | 5.3339 |
| Euro/Real Brasileiro | 6.16143 | 6.17665 |
| Atualizado em: 07/11/2025 19:02 | ||