Notícias

Mais da metade dos pequenos negócios aposta na Black Friday

A informação consta de levantamento da Boa Vista. Apesar do otimismo, 76% das micro e pequenas empresas não farão contratações para o período

Levantamento realizado pela Boa Vista mostra que 54% dos pequenos e médios empresários estão otimistas com as perspectivas de vendas durante a Black Friday, e esperam aumento do faturamento no período. No ano passado, a pesquisa havia registrado esse otimismo em 39% da amostra.

Embora as micro e pequenas empresas estejam mais confiantes este ano, o levantamento revela que elas têm enfrentado desafios como estoques baixos e falta de capital de giro: 62% dos entrevistados trabalharão com estoques ainda disponíveis, sem reposição, e outros 76% não farão contratações para o período.

Essas dificuldades, segundo a Boa Vista, se dão pela falta de capital de giro. Para driblar esses problemas e atrair o consumidor, a pesquisa mostra que um em cada quatro empresários vão optar por conceder desconto na data, enquanto um em cada cinco pretende criar promoções e estimular vendas nas redes sociais.

VENDAS ON-LINE

O levantamento detectou também um aumento significativo na quantidade de empresas que passaram a fazer negócios on-line nos últimos dois anos.

Cerca de 64% das micro e pequenas empresas estão apostando nas vendas pela internet, enquanto em 2019, menos da metade, 46%, faziam vendas digitais. “Esse aumento do uso do e-commerce foi impulsionado pela pandemia, quando as empresas passaram a investir na digitalização dos seus negócios para se adaptar às restrições sanitárias”, explica Flávio Calife, economista da Boa Vista.

Em contraste com a aposta nos meios digitais, mais da metade (60%) destas companhias não possui site próprio.

Para superar essa dificuldade, as alternativas passam por contar com o ambiente digital de fornecedores e parceiros, realizar campanhas por e-mail e buscar apoio em marketplaces.

As redes sociais passaram a ser a plataforma de vendas preferidas de 69% dos pequenos negócios.

CONCESSÃO DE CRÉDITO

Pela pesquisa da Boa Vista, 60% das micro e pequenas empresas afirmam estarem aptas a conceder crédito. No

entanto, há algumas barreiras, entre elas, a necessidade de ampliar a atuação no mercado, apontada por 21% dos entrevistados, e a redução da inadimplência para gerar fluxo de caixa, listada por 16%.

Em contrapartida, 40% das empresas aptas a conceder crédito declaram que precisam de apoio para esse tipo de operação, ou seja, ferramentas para a analisar e conceder a melhor oferta.

Para 23% delas, a conquista de novos clientes poderia dar mais fôlego ao negócio. Já 20% consideram que a obtenção de crédito para o negócio seria a melhor alternativa para alavancar as vendas.

voltar

Links Úteis

Indicadores de inflação

08/2024 09/2024 10/2024
IGP-DI 0,12% 1,03% 1,54%
IGP-M 0,29% 0,62% 1,52%
INCC-DI 0,70% 0,58% 0,68%
INPC (IBGE) -0,14% 0,48% 0,61%
IPC (FIPE) 0,18% 0,18% 0,80%
IPC (FGV) -0,16% 0,63% 0,30%
IPCA (IBGE) -0,02% 0,44% 0,56%
IPCA-E (IBGE) 0,19% 0,13% 0,54%
IVAR (FGV) 1,93% 0,33% -0,89%

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.973 5.9737
Euro/Real Brasileiro 6.3091 6.3251
Atualizado em: 29/11/2024 18:59