Notícias
Com 8 mil exames não realizados, INSS vai ligar para remarcar perícias. Veja os cuidados para evitar golpes
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou, nesta quarta-feira (dia 23), que fará o reagendamento de segurados que, mesmo com horário marcado, deixaram de ser atendidos após a reabertura parcial das agências em todo o país, especialmente pelo cancelamento de perícias médicas. Mas é preciso atenção para não ser vítima de golpe.
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informou, nesta quarta-feira (dia 23), que fará o reagendamento de segurados que, mesmo com horário marcado, deixaram de ser atendidos após a reabertura parcial das agências em todo o país, especialmente pelo cancelamento de perícias médicas. Mas é preciso atenção para não ser vítima de golpe.
O órgão acrescentou que, devido ao excesso de demanda provocado pela necessidade de reagendamentos e informações após a retomada parcial do trabalho em agências, fará reagendamentos automáticos, especialmente de perícias médicas, e avisará ao segurado por meio de ligações.
O segurado, no entanto, deve ficar alerta, pois o INSS não pede dados pessoais, bancários nem sobre benefícios. O instituto já tem essas informações em seus sistemas. Portanto, qualquer tentativa de terceiros de obter esses dados pode ser um golpe.
O INSS ligará para todos os segurados que tenham cadastros atualizados até esta sexta-feira (dia 25), informando sobre a remarcação. Serão contatados oito mil segurados no período, para que seja feito o reagendamento.
Aqueles que não receberem a ligação não estão com telefone atualizado nos cadastros do INSS e devem, portanto, procurar o INSS para fazer o agendamento.
Quem vai receber a ligação
Devem receber ligações os segurados que haviam feito um agendamento, mas não tiveram os exames realizados por orientação da Associação Nacional dos Peritos Médicos Federais (ANMP). A entidade tem aguardado a realização de inspeções sanitárias próprias nos postos do INSS para verificar se há condições de retorno dos peritos ao trabalho em meio à pandemia.
Ao menos 87 agências, segundo a entidade, das 108 unidades do país que tinham agendas abertas já haviam sido liberadas pelos médicos até terça-feira, para a retomada dos exames.
Nova central de atendimento
O INSS ainda anunciou que está em processo de contratação de mais uma central de atendimento. Com isso, espera haver um aumento de 30% na capacidade de atendimento pelo canal. O INSS ainda pretende contratar uma plataforma centralizada para tentar reduzir o tempo de espera.
A partir da semana que vem, o serviço de reagendamento também poderá ser feito pelo site ou pelo aplicativo Meu INSS. Dessa forma, só precisará entrar em contato pelo 135 se não puder comparecer na data e na hora marcadas, para proceder com o reagendamento mais adequado.
A Justiça Federal do Distrito Federal suspendeu o corte de ponto de médicos peritos que não voltarem ao atendimento presencial nas agências reabertas em todo o país. A ação foi movida pela ANMP.
A Advocacia-Geral da União recorreu da decisão ainda nesta quarta-feira. Segundo a AGU, documentos "comprovam o rigoroso cuidado que precede a reabertura de cada agência do INSS" considerada apta e os "graves prejuízos causados pela não realização das perícias, a fim de demonstrar que é de todo infundada a pretensão da associação".


Links Úteis
Indicadores de inflação
| 08/2025 | 09/2025 | 10/2025 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | 0,20% | 0,36% | -0,03% |
| IGP-M | 0,36% | 0,42% | -0,36% |
| INCC-DI | 0,52% | 0,17% | 0,30% |
| INPC (IBGE) | -0,21% | 0,52% | 0,03% |
| IPC (FIPE) | 0,04% | 0,65% | 0,27% |
| IPC (FGV) | -0,44% | 0,65% | 0,14% |
| IPCA (IBGE) | -0,11% | 0,48% | 0,09% |
| IPCA-E (IBGE) | -0,14% | 0,48% | 0,18% |
| IVAR (FGV) | 0,28% | 0,30% | 0,57% |
Indicadores diários
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.2929 | 5.2959 |
| Euro/Real Brasileiro | 6.1237 | 6.13874 |
| Atualizado em: 12/11/2025 12:15 | ||