Notícias

Missão, visão e valores: como fazer?

Apesar de vários empreendedores não darem muita ênfase para essa ferramenta, ela é muito importante pois define o que a empresa "É" e para onde deseja "IR"

Antes de falarmos diretamente de Missão, Visão e Valores, temos que essencialmente conceituar estratégia.

Estratégia, segundo Mintzberg, trata-se da forma de pensar no futuro, integrada no processo decisório, com base em um procedimento formalizado e articulador de resultados, ou seja, estratégia empresarial é o conjunto de ações que definem: a especificidade do mercado, os rumos que a empresa seguirá e como vai executar.

Apesar de vários empreendedores não darem muita ênfase para essa ferramenta, ela é muito importante pois define o que a empresa "é" e para onde deseja "ir".

Mas como fazer a Missão, Visão e Valores da minha empresa?

1 - Missão

Declara a razão de ser empresa hoje. Orienta objetivamente como a empresa deve atuar para cumprir o que está contido com a definição do negócio e na visão da organização. A missão da organização liga-se diretamente aos seus objetivos institucionais, e aos motivos pelos quais foi criada, a medida que representa a sua razão de ser.

Perguntas facilitadoras que orientam na confecção da missão:

1 - O que a empresa deve fazer?

2 - Para quem deve fazer?

3 - Para que deve fazer?

4 - Como deve fazer?

5 - Onde deve fazer?

6 - Qual a responsabilidade social a empresa tem?

Exemplo - Embratel: “Prestar serviços de telecomunicações globais destinados a atender às necessidades de seus clientes, no brasil e no exterior, com qualidade, confiabilidade e custos adequados a seus negócios.”

2 - Visão

É a posição que queremos ocupar num cenário futuro, seja em negócios existentes, seja em uma nova composição de negócio. Deve ser uma imagem ambiciosa de um estado que deseja alcançar a longo prazo. É um marco para um ponto de chegada, para a jornada que a empresa vai enfrentar nos próximos dez anos.

Perguntas facilitadoras que orientam na confecção da visão:

1 - Qual é o nosso objetivo?

2 - Qual é a força que nos impulsiona?

3 - Quais são os nossos valores básicos?

4 - O que desejamos realizar?

5 - O que fazemos de melhor?

6 - O que mudaríamos?

Exemplo - Itaú: "Ser o banco líder em performance, reconhecidamente sólido e confiável, destacando-se pelo uso agressivo de marketing, tecnologia avançada e por equipes capacitadas, comprometidas com a qualidade total e a satisfação dos clientes."

3 - Valores

São os princípios, ou crenças, que servem de guia, ou critério, para os comportamentos, atitudes e decisões de todas e quaisquer pessoas, que no exercício das suas responsabilidades, e na busca dos seus objetivos, estejam executando a missão, na direção da visão. São limitações éticas das ações da organização (explícitas). Usa-se somente palavras que expressam qualidades que a empresa defende.

voltar

Links Úteis

Indicadores de inflação

08/202509/202510/2025
IGP-DI0,20%0,36%-0,03%
IGP-M0,36%0,42%-0,36%
INCC-DI0,52%0,17%0,30%
INPC (IBGE)-0,21%0,52%0,03%
IPC (FIPE)0,04%0,65%0,27%
IPC (FGV)-0,44%0,65%0,14%
IPCA (IBGE)-0,11%0,48%0,09%
IPCA-E (IBGE)-0,14%0,48%0,18%
IVAR (FGV)0,28%0,30%0,57%

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.2757 5.2787
Euro/Real Brasileiro 6.11995 6.13497
Atualizado em: 14/11/2025 12:45