Notícias
Identidade organizacional: missão, visão e valores determinam a atuação de um negócio
A definição da missão, visão e valores de uma empresa é muito importante para dar direcionamento aos trabalhos e embasar as estratégias de negócios e comunicação durante o tempo de existência
Em pleno 2017 estamos falando de identidade organizacional? SIM.
Muitas vezes na ansiedade de lançar-se para o mercado e fazer as coisas acontecerem, uma empresa ou empreendedor esquece da importância de criar alicerces estruturados para que o negócio dê certo.
A definição da missão, visão e valores de uma empresa é muito importante para dar direcionamento aos trabalhos e embasar as estratégias de negócios e comunicação durante o tempo de existência.
Veja de forma rápida como dar início à identidade organizacional da sua marca:
Missão
A missão é a razão de existência da empresa no mercado. A definição da missão deixa claro para funcionários da empresa, prestadores de serviço, como agências de comunicação e marketing, o real propósito da empresa no mercado. Além disso, evita qualquer leitura errada da atuação do negócio.
Visão
A visão nada mais é que o propósito e objetivo da empresa a serem alcançados a longo prazo. Pode ser usada como direcionamento diário para conquista e expansão no mercado.
Valores
Conjunto de ideais e crenças que definem os princípios que vão dar forma à base estruturada da empresa de acordo com o que se acredita ser certo e efetivo. A definição dos valores também é muito importante para que a empresa exija dos funcionários e prestadores de serviços condutas coerentes com os ideais da marca.
Uso e revisões
A identidade organizacional deve ser sucinta e muito clara para que não abra possibilidade para múltiplas interpretações. Além disso, é muito importante que não seja apenas um texto obrigatório na apresentação da empresa ou site institucional e que seja revisitada constantemente para que os caminhos e metas traçados pela empresa não estejam em desacordo com a missão, visão e valores.
Com o tempo, o ideal é que as empresas revejam todas as determinações da identidade organizacional, pois com o passar dos anos a atuação da empresa pode ganhar novos rumos.
Não esqueça: esses três tópicos devem ser relidos todas as vezes que a empresa estiver diante de uma decisão importante, contratação de um funcionário ou prestador de serviço. Ignorar a identidade organizacional é o primeiro passo para o fracasso nos negócios.
Se você ainda não determinou a da sua empresa, nunca é tarde para rever e se estruturar!
Links Úteis
Indicadores de inflação
| 08/2025 | 09/2025 | 10/2025 | |
|---|---|---|---|
| IGP-DI | 0,20% | 0,36% | -0,03% |
| IGP-M | 0,36% | 0,42% | -0,36% |
| INCC-DI | 0,52% | 0,17% | 0,30% |
| INPC (IBGE) | -0,21% | 0,52% | 0,03% |
| IPC (FIPE) | 0,04% | 0,65% | 0,27% |
| IPC (FGV) | -0,44% | 0,65% | 0,14% |
| IPCA (IBGE) | -0,11% | 0,48% | 0,09% |
| IPCA-E (IBGE) | -0,14% | 0,48% | 0,18% |
| IVAR (FGV) | 0,28% | 0,30% | 0,57% |
Indicadores diários
| Compra | Venda | |
|---|---|---|
| Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.2841 | 5.2871 |
| Euro/Real Brasileiro | 6.14628 | 6.16143 |
| Atualizado em: 13/11/2025 13:20 | ||