Notícias
Fraudes são principais ameaças para empresas
Violações cibernéticas, ameaças internas e corrupção são considerados os principais riscos por gestores de ferramentas de análise de dados forenses no Brasil
Violações cibernéticas, ameaças internas e corrupção são considerados os principais riscos por gestores de ferramentas de análise de dados forenses no Brasil, segundo o levantamento Global Forensic Data Analytics Survey 2016, realizado pela Ernst & Young (EY). O estudo entrevistou 665 executivos em todo o mundo e em nove setores da indústria, incluindo bancos, farmacêuticas, logística, manufatura, mineração e energia.
O levantamento aponta que o uso de ferramentas de análise de dados forenses é utilizado por 85% das empresas brasileiras primeiramente para prevenção de violações cibernéticas, seguido por 83% para gerenciamento de ameaças internas. Quando perguntados sobre os benefícios desse tipo de ferramenta, entre os entrevistados globais C-level, 74% concordam que é preciso fazer mais para demonstrar os resultados da análise. No Brasil, este número sobe para 83% dos entrevistados, entretanto, apenas 39% afirmam que vão investir pelo menos metade do seu orçamento em ferramentas de monitoramento proativas. Globalmente, a porcentagem aumenta para 63%.
"A ameaça de ciberataques é uma realidade cotidiana para as organizações e representa um desafio incansável ser vencido. Com isso, os executivos precisam incorporar a análise de dados forenses em seus programas de gestão de risco e de compliance, principalmente em um ambiente regulatório rígido e com a necessidade de uma rápida reação nos casos de confirmações de fraudes corporativas, corrupção ou violações cibernéticas", segundo José Compagno, sócio de Auditoria da Ernst & Young (EY).
Os principais desafios na implantação de ferramentas de análise de dados forenses para os executivos brasileiros são a falta de sistemas de cruzamento de dados e recursos para investimentos em tecnologia. A complexidade regulatória, com diferentes jurisdições, também é vista como um obstáculo.
"Tradicionalmente, as organizações implantam sistemas desse tipo com o objetivo de realizar investigações de forma reativa. No entanto, essas ferramentas vêm se tornando indispensáveis para a gestão de riscos de forma proativa", conclui Compagno.
Links Úteis
Indicadores de inflação
06/2025 | 07/2025 | 08/2025 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | -1,80% | -0,07% | 0,20% |
IGP-M | -1,67% | -0,77% | 0,36% |
INCC-DI | 0,69% | 0,91% | 0,52% |
INPC (IBGE) | 0,23% | 0,21% | -0,21% |
IPC (FIPE) | -0,08% | 0,28% | 0,04% |
IPC (FGV) | 0,16% | 0,37% | -0,44% |
IPCA (IBGE) | 0,24% | 0,26% | -0,11% |
IPCA-E (IBGE) | 0,26% | 0,33% | -0,14% |
IVAR (FGV) | 1,02% | 0,06% | 0,28% |
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.3225 | 5.3325 |
Euro/Real Brasileiro | 6.2461 | 6.26174 |
Atualizado em: 19/09/2025 18:12 |