Notícias
Sete em cada dez empresas estão no mercado há mais de cinco anos
Além da estabilidade nos negócios, a maioria dos empresários também espera que o faturamento de 2013 ultrapasse os valores obtidos no ano passado
Sete em cada dez empresas brasileiras estão no mercado há mais de cinco anos. Além da estabilidade nos negócios, a maioria dos empresários também espera que o faturamento de 2013 ultrapasse os valores obtidos no ano passado.
As informações fazem parte da pesquisa encomendada pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e divulgadas nesta terça-feira (26).
A confiança do empresariado para este ano é motivada principalmente pelo maior número de pessoas empregadas, grande disponibilidade de crédito e pelo crescente planejamento financeiro das famílias.
Perfil do negócio
Mais de 70% dos comerciantes estão consolidados no mercado há mais de cinco anos, sendo que 69% deles afirmaram ter até nove funcionários. Além disso, 61% dos comerciantes têm apenas um único estabelecimento e 76% declararam ter rendimentos abaixo de R$ 754 mil por ano.
“Os resultados da pesquisa indicam que, por qualquer que seja o critério utilizado, a maioria do varejo brasileiro é formada por empresas de micro e pequeno porte”, avalia a economista do SPC Brasil, Ana Paula Bastos.
Contratações e investimentos
Quando questionados sobre ampliações no quadro de funcionários, 58% dos varejistas entrevistados afirmaram que pretendem contratar ou efetivar funcionários em 2013. O estudo também revela que 57% dos entrevistados pretendem fazer investimentos no próprio negócio em 2013.
Para o SPC Brasil, a atual conjuntura econômica brasileira com baixas taxas de desemprego, expansão da oferta de crédito e crescimento dos salários acima da inflação impulsionam o consumo e fazem com que empresários se sintam mais confiantes para investir e se tornarem cada vez mais competitivos.
As principais áreas nas quais serão realizados investimentos são ampliação e melhoria das instalações (27%), divulgação e marketing (17%) e formação a ampliação de estoques (13%).
“Nota-se uma preocupação crescente dos empresários com a imagem da empresa, o que constitui uma estratégia para que o varejista consiga se destacar diante da acirrada concorrência”, finaliza Ana Paula.
Links Úteis
Indicadores de inflação
08/2024 | 09/2024 | 10/2024 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 0,12% | 1,03% | 1,54% |
IGP-M | 0,29% | 0,62% | 1,52% |
INCC-DI | 0,70% | 0,58% | 0,68% |
INPC (IBGE) | -0,14% | 0,48% | 0,61% |
IPC (FIPE) | 0,18% | 0,18% | 0,80% |
IPC (FGV) | -0,16% | 0,63% | 0,30% |
IPCA (IBGE) | -0,02% | 0,44% | 0,56% |
IPCA-E (IBGE) | 0,19% | 0,13% | 0,54% |
IVAR (FGV) | 1,93% | 0,33% | -0,89% |
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.7977 | 5.7997 |
Euro/Real Brasileiro | 6.0778 | 6.0858 |
Atualizado em: 26/11/2024 12:35 |