Notícias

República de si mesmo

Constituição pessoal reduz conflitos internos e desgaste emocional

A maior parte do estresse cotidiano não vem do mundo externo, mas do conflito interno. Pessoas cansadas, ansiosas e irritadas, muitas vezes, não estão lidando com problemas complexos, e sim com a falta de critérios claros sobre como agir, decidir e se posicionar diante das situações mais simples da vida.

Para o psicólogo, escritor e palestrante Fefo Milléo , esse desgaste é consequência direta da ausência de uma estrutura interna bem definida. “Quando a pessoa não sabe quais são suas próprias regras, qualquer situação vira um impasse, qualquer decisão vira sofrimento, e qualquer pressão externa vira um problema psicológico”, afirma.

Dados do IBGE indicam que mais de 30% dos brasileiros relatam altos níveis de estresse relacionados à tomada de decisões no trabalho e na vida pessoal. Segundo Fefo Milléo, esse número reflete uma sociedade que cobra performance, mas não ensina autogestão emocional. “As pessoas aprendem a obedecer regras externas, mas nunca foram estimuladas a construir e respeitar suas próprias leis internas”, pontua.

O conceito defendido pelo psicólogo parte da ideia de que todo indivíduo funciona como uma pequena república. Assim como um país precisa de uma Constituição para organizar direitos, deveres, limites e responsabilidades, o ser humano também precisa de um conjunto claro de princípios que oriente suas escolhas e comportamentos. “Sem essa Constituição pessoal, a pessoa vive em estado de desorganização interna”, explica.

Quando não há regras claras sobre o que se aceita, o que não se aceita, o que é inegociável e o que pode ser flexibilizado, o resultado costuma ser culpa, frustração e repetição de erros. “O problema não é o mundo ser difícil, é a pessoa não ter clareza sobre como ela mesma funciona”, destaca Fefo Milléo .

Segundo o autor, a construção dessa república interna reduz conflitos emocionais, melhora a comunicação de limites e fortalece a tomada de decisões. “Quem respeita a própria Constituição sofre menos, adoece menos e cria relações mais saudáveis, porque deixa de viver em contradição consigo mesmo”, afirma.

Essa reflexão é aprofundada no livro Deixe de Ser Bunda Mole, no qual Fefo Milléo propõe, entre outros exercícios práticos, a criação da chamada Constituição da República Federativa de Mim Mesmo, uma ferramenta de autoconhecimento e responsabilidade pessoal voltada à organização emocional e comportamental do indivíduo.

Serviço: Fefo Milléo | Psicólogo, escritor e palestrante

voltar

Links Úteis

Indicadores de inflação

10/202511/202512/2025
IGP-DI-0,03%0,01%0,10%
IGP-M-0,36%0,27%-0,01%
INCC-DI0,30%0,27%0,21%
INPC (IBGE)0,03%0,03%0,21%
IPC (FIPE)0,27%0,20%0,32%
IPC (FGV)0,14%0,28%0,28%
IPCA (IBGE)0,09%0,18%0,33%
IPCA-E (IBGE)0,18%0,20%0,25%
IVAR (FGV)0,57%0,37%0,51%

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.2836 5.2866
Euro/Real Brasileiro 6.19963 6.21504
Atualizado em: 22/01/2026 16:20