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Empreendedora aposta em Marketing Digital e revitaliza seu negócio

Priscila Prieto, especialista em móveis planejados e decoração, relata que apostar no digital causou um crescimento de 700% em sua empresa

Autor: Carolina LaraFonte: A Autora

Realizar anúncios em outdoors ou pagar inserções caríssimas em comerciais de tv são técnicas cada vez menos efetivas. Em um mundo mais digitalizado, onde 82% dos lares brasileiros têm acesso à internet, de acordo com o IBGE, o marketing digital se mostra como a solução para um negócio prosperar em vendas e finalmente alcançar o reconhecimento.

Baseado na promoção de produtos e serviços por meio de mídias digitais, como Facebook, Instagram, Youtube, Google, e-mail e outros, o marketing digital é uma maneira de criar conexão com os consumidores de forma personalizada, deixando o usuário a um clique do seu empreendimento.

A empresária Priscila Prieto, especialista em móveis planejados e decoração para apartamentos, revitalizou seu próprio negócio ao apostar nas técnicas de marketing digital. “Larguei a faculdade de administração de empresas e pedi demissão de uma multinacional, onde havia acabado de ser promovida, para trabalhar com meu marido em uma loja de móveis convencionais e colchões. O primeiro ano da Prieto Móveis foi de aprendizado. Na época trabalhávamos com um grande estoque e não conhecíamos nosso público. Isso quase quebrou nossas operações em 2014. Durante esse período, o marketing era feito apenas com panfletos”, relata.

A empresa responsável pela panfletagem, no entanto, não apresentava um trabalho de confiança. “Diversas vezes vimos muitos panfletos jogados em bueiros, descartados pela própria empresa contratada”, lamenta.

A empreendedora percebeu que precisaria aprender, realmente, como fazer uma boa administração financeira. “Começamos a comprar tudo à vista e mudamos a nossa linha de produtos de móveis convencionais para os móveis modulados. Percebi que a panfletagem não estava trazendo retorno algum e, como gostava das redes sociais, decidi criar uma página da Prieto Móveis no Facebook em 2015. Na época fui muito criticada, pois ninguém acreditava no poder das redes sociais, nem mesmo meu marido”, declara.

Quando os resultados dos esforços de Priscila começaram a aparecer, o casal ficou surpreso. “Lembro que investimos R$50,00 no primeiro anúncio e, nessa época, nosso ticket médio era de R$1.000,00. No dia seguinte, uma cliente que nos conheceu através desse anúncio fez uma compra no valor de R$10.000,00, sendo uma cozinha e um dormitório, ambos modulados. Entramos em êxtase. Acredito que foi nossa primeira venda com um valor tão alto e, a partir daí, decidi estudar o marketing digital e usamos apenas o Facebook como canal de vendas por um período. Com isso, contratamos uma empresa para criação de um site e fomos crescendo. Tudo que entrava no caixa, investíamos na empresa”, revela.

Em 2015, após problemas com alguns fabricantes que demandavam de muita assistência técnica, a Prieto Móveis optou por trabalhar com uma matéria prima de altíssima qualidade e fabricação própria. “Começamos a investir em maquinário e buscamos um produto diferente do mercado, algo de altíssima qualidade e baixa assistência técnica. Com isso, escolhemos produtos feitos 100% em MDF, com chapas de 18mm e fundo de 9mm. Nos preocupamos, também, com as dobradiças, pois sabemos que o consumidor teria problemas a longo prazo. Usamos uma solução com 06 parafusos de 16mm e alta profundidade, fazendo um produto totalmente diferenciado”, pontua.

Priscila percebeu o verdadeiro potencial do marketing digital quando se deparou com um enorme problema que sua loja estava enfrentando. “Em setembro de 2019 tivemos uma queda considerável nas nossas vendas e não entendemos o porquê. Alguns meses depois, tivemos o conhecimento de uma empresa de Minas Gerais com um nome parecido com o nosso, que contava com diversas reclamações de clientes. Sabendo desse fato, fiz alguns stories informando que nós não tínhamos ligação alguma com aquela empresa e, dias depois, a loja recebeu um número enorme de clientes. Quase todos eles informaram que, anteriormente, tinham receio da loja ser a mesma empresa de Minas Gerais. Naquele fim de semana nós vendemos o que não tínhamos vendido no mês, batendo um recorde daquele ano. Foi aí que percebi o poder do marketing digital”, relata.

Em 2020 a pandemia trouxe insegurança para empresários e trabalhadores dos mais diversos setores de atuação, e com a loja de Priscila não foi diferente. “No primeiro dia de decreto bateu um imenso desespero. Após um período de reflexão, peguei meu celular e divulguei no Instagram que eu estaria fazendo um pré-orçamento sem compromisso via WhatsApp. Antes da pandemia não fazíamos nenhum tipo de atendimento online, somente presencial. Utilizávamos as redes apenas para divulgação. Depois desses stories, recebi 30 mensagens em 10 minutos. No dia seguinte, quatro desses clientes realizaram uma compra”, conta a empresária.

Prieto percebeu que a pandemia poderia mudar os rumos de sua empresa. “Criei um novo processo no atendimento, que mantemos até hoje, e mergulhei cada vez mais no marketing digital. No dia seguinte, comecei a divulgar o Whatsapp e investir no digital, convidando o cliente para fazer o pré-orçamento”, pontua.

Foi durante esse período que a especialista em móveis planejados começou a investir no Youtube, plataforma que se tornaria seu maior canal de vendas. “Até a pandemia o canal da Prieto tinha apenas três vídeos, sendo que um deles já havia alcançado 90 mil visualizações de forma orgânica e o canal tinha 500 inscritos. Eu sempre tive vontade de investir no canal, mas nunca achava o tempo necessário e percebi que a pandemia era o momento. O primeiro vídeo dessa nova era foi postado e gerou um bom retorno. Comecei a investir na plataforma e percebi que o cliente do YouTube era fiel e se tornava um fã da marca”, revela.

De acordo com Priscila, investir em marketing digital trouxe ganhos inimagináveis. “Com o investimento no digital, nós tivemos um crescimento de 700% apenas durante a pandemia. Alguns anos atrás eu procurava por influencers para divulgar meu negócio e, hoje, eu mesma sou a influenciadora que divulga meus móveis de altíssima qualidade, com nossa própria criação e fabricação”, finaliza.

Sobre Priscila Prieto

É empresária, especialista em móveis planejados e decoração para apartamento. Ela ensina e explica como economizar e otimizar a decoração de um ambiente, levando em consideração qualidade, custo e benefício. É proprietária de duas lojas de móveis planejados. Para mais informações, acesse @priprieto.

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